A contribuição de Alfred Stieglitz para a história da fotografia vai muito além do seu trabalho fotográfico, que ele começou como um estudante na Alemanha em 1883. Ele influenciou gerações de fotógrafos, pintores e escultores direta e indiretamente.
Em 1905, com Edward Steichen, ele fundou as Little Galleries of the Photo-Secession na 291 Fifth Avenue em Nova York, que mais tarde ficou conhecida simplesmente como 291.
Ele elevou o status da fotografia ao nível de pintura e escultura por meio de inúmeras exposições pioneiras que ele mesmo organizou.
Stieglitz foi um dos fundadores dos movimentos de fotografia Photo-Secessionist e Pictorialist nos Estados Unidos e os promoveu em Camera Notes e Camera Work, os influentes jornais que ele fundou e editou. Suas primeiras fotografias eram de estilo pictorialista.
Em seu último trabalho, Stieglitz se aprofundou em alguns temas, incluindo a cidade de Nova York, os estudos de nuvens que ele chamou de “Equivalentes” e uma série de retratos de sua esposa, a pintora Georgia O’Keeffe. Stieglitz trabalhou incansavelmente por meio de seus esforços como fotógrafo, colecionador, curador, escritor e editor, para garantir o papel da fotografia como meio legítimo de belas-artes.
A categoria “Citações Inspiradoras” é dedicada aos fotógrafos do mundo inteiro, de todas as épocas, de grande expressão mundial, responsáveis por contribuir para que a fotografia se tornasse o que é hoje.