Embora esta primeira foto esteja muito bonita, ela apresenta um erro básico quando você sabe aonde procurar. O telhado do edifício está torto (inclinado para a esquerda). Embora em alguns casos, um telhado pode estar realmente torto, o problema se intensifica quando você olha para o encontro entre o mar e o céu. Os oceanos, ainda, não se inclinam.
Este é um erro clássico que muitos fotógrafos cometem, estragando fotos incríveis. É claro que você pode segurar sua câmera torta, em ângulos diferentes, e colocar seu horizonte inclinado de propósito. Mas como regra geral, ou o horizonte tem que estar perfeitamente plano ou completamente fora de linha, deixando a intenção clara na composição. O único efeito que uma foto levemente inclinada causa é o de fazer com que as pessoas inclinem suas cabeças ao visualizar suas fotos.
Como clicar seus horizontes retos:
É simples, alinhe seu horizonte com a parte superior ou inferior de sua tela. Lembre-se de que as bordas da tela serão as bordas da sua foto e servirá como ponto de referência para o resultado final de sua composição. Muitas câmeras possuem marcadores no visor (geralmente um retângulo ou um conjunto de pontos de focagem). Alguns aplicativos para celular também disponibilizam marcadores. Estes marcadores podem ser usados para ajudar a alinhar seus horizontes.
Algumas câmeras/celulares têm um modo de “Regra dos Terços”, sobrepondo uma grade no LCD/visor para mostrar onde colocar seus pontos de interesse. Embora esta não seja sua função principal, eles podem servir de marcadores para alinhar sua foto.
Mas se mesmo assim você está tendo dificuldades para manter seus horizontes retos, algumas câmeras possuem um nível digital para auxilia-lo. Existem também aplicativos de celulares que tem esta mesma função. Outra possibilidade é comprar um pequeno nível específico para câmeras fotográficas.
Agora que você sabe um pouco mais sobre alinhar seus horizontes, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).