Fotógrafa americana, Imogen Cunningham nasceu em 1883, em Portland, nos Estados Unidos da América, e começou a fotografar com apenas 18 anos de idade, depois de ter feito os seus estudos universitários na área de Química.
Após ter trabalhado durante dois anos como associada de E. Curtis, resolveu ir para a Alemanha estudar química aplicada à fotografia. No seu regresso aos Estados Unidos da América, em 1910, abriu o seu estúdio de fotografia, essencialmente dedicado ao retrato, em Seattle. Influenciada por Käsebier, realizou fotografias bem ao estilo pictórico, especialmente cenas inspiradas em textos literários.
Nos anos 20, iniciou uma série de imagens fotográficas de plantas e flores que se caracterizavam pelos seus grandes planos e por uma grande precisão na maneira como eram executadas.
Em 1932, Cunningham foi membro fundador do célebre grupo f:64, juntamente com E. Weston e Ansel Adams, entre outros, em São Francisco. A liberdade de espírito que caracterizava Imogen Cunningham levou-a a experimentar diversos processos fotográficos.
A partir de 1974, iniciou uma série de retratos de pessoas mais idosas do que ela (que nesta altura contava já 91 anos. Essas imagens viriam a ser publicadas após a sua morte sob o título After Ninety (Depois dos 90).
Bolseira da fundação Guggenheim em 1970, nomeada Artista do Ano em 1973 pela S. Francisco Art Comission, Imogen Cunningham expôs nos principais museus e galerias dos Estados Unidos da América.
Morreu em 1976, em São Francisco, EUA.
A categoria “Citações Inspiradoras” é dedicada aos fotógrafos do mundo inteiro, de todas as épocas, de grande expressão mundial, responsáveis por contribuir para que a fotografia se tornasse o que é hoje.