As linhas horizontais nas fotos transmitem uma ideia de “estabilidade” ou mesmo de “relaxamento”. Horizontes, árvores caídas, oceanos, pessoas adormecidas, todos esses temas conversam entre si.
Os horizontes são a linha horizontal mais comum encontrada nas fotografias e geralmente atuam como um ponto de divisão em uma fotografia – na verdade, uma âncora na qual o restante da imagem se apoia.
Se você deseja se aproveitar da estabilidade e equilíbrio das linhas horizontais, enquadre suas fotos também no sentido horizontal da câmera, com sua câmera ‘deitada’, como nas fotos deste post. Se você deseja enfatizar ainda mais as linhas horizontais, inclua elementos verticais ‘quebrando’ suas linhas horizontais.
Horizontes infinitos podem fazer sua foto parecer estática. Uma boa estratégia é usar outros elementos da paisagem para dar uma quebrada, criando um ponto de interesse (montanhas, árvores, edifícios etc).
Os horizontes geralmente não devem ser colocados no meio do seu quadro. Isso deixa sua composição com uma sensação de instabilidade. É muito mais interessante colocar o horizonte no terço superior ou inferior do seu quadro. Camadas de linhas horizontais podem criar ritmo ou padrões em uma foto.
Assim como camadas de horizonte, fazendo delas o próprio ponto de interesse da foto.
Quebrar as linhas horizontais com um objeto ou cruzar com linhas verticais também pode criar novos pontos de interesse.
Por fim, mantenha as linhas horizontais na horizontal e enquadradas com as bordas da sua foto.
Agora que você sabe um pouco mais sobre as linhas horizontais, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).