As linhas verticais em uma fotografia transmitem poder e força, como os arranha-céus, e também a sensação de crescimento, como no caso das árvores.
Assim como as linhas horizontais se destacam ao serem fotografadas na horizontal, as linhas verticais são mais eficientes se fotografadas com sua câmera na vertical. Isso alonga ainda mais sua ‘verticalidade’, valorizando sua altura. A outra opção é quebrar essa regra e enquadrar o assunto vertical horizontalmente, dando a sensação de que sua foto não consegue conter a imagem.
É importante tentar manter as linhas verticais o mais alinhadas possível com as laterais da foto. Cuidado com a inclinação de seu pulso, pois a imagem inclinada pode dar a impressão de estar diminuindo em direção ao topo ou à base – tente manter o pulso o mais reto possível.
Lembre-se da regra dos terços quando houver linhas verticais fortes em uma fotografia. Colocar uma linha diretamente no meio de uma foto cortará sua imagem pela metade. Isso pode até ser usado como um elemento dramático, mas é mais provável que deixará sua foto segmentada.
Fique atento às linhas verticais que se apresentam em padrões repetidos, elas podem ser usadas com grande impacto – principalmente se contrastadas com outras formas e linhas em direções diferentes.
Agora que você sabe um pouco mais sobre as linhas verticais, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).