Evite compor sua foto com muitos elementos ‘concorrentes’. Isso pode sobrecarregar sua cena e deixar sua foto poluída. Pontos de interesse secundários podem ser úteis, mas muitos elementos chamando atenção desordenam e confundem. Cada elemento de uma foto deve adicionar algo, ter função.
- Sempre verifique o primeiro plano e o plano de fundo em busca de elementos conflitantes. Como árvores ou postes saindo da cabeça das pessoas.
- Mova a câmera pela cena em busca de enquadramentos alternativos, antes de disparar sua foto.
- Observe se existem cores brilhantes ou contrastantes demais que possam atrapalhar sua foto.Teste
- diferentes distâncias focais, usando o zoom, ou se aproximando/distânciando do quadro, para eliminar elementos indesejados.
- Mova seu ponto de interesse quando possível e necessário.
- Mova o elemento da foto que está te atrapalhando, sempre que possível, como uma cadeira, outras pessoas, etc…
- Use o desfoque de profundidade para concentrar a atenção no seu ponto de interesse.
- O uso de silhuetas é outra técnica que pode adicionar simplicidade a uma foto, removendo grande parte dos detalhes de seus quadros.
- A conversão de uma imagem para preto e branco ou sépia pode ajudar, se a mistura de cores for a responsável por poluir sua foto.
É claro que haverão momentos em que a quantidade de cores, linhas e elementos visuais resultará em uma composição incrível. Mas na maioria das vezes, isso não é verdade. Na foto seguinte, vemos tanta informação, e de forma tão desordenada, que a foto fica confusa. São os brinquedos do parque, pessoas, árvores, em um enquadramento que também não ajuda muito.
Já a próxima foto, apesar da quantidade de cores, linhas em diversas direções e vários pontos de interesse (flores, moinho, horizonte, nuvens, etc.), ela entrega um resultado maravilhoso. Esteja sempre atento, porque errar pode realmente ser um tiro no pé.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como não sobrecarregar suas fotos, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).