“As coisas boas vêm para aqueles que esperam”
Esse velho provérbio tem um impacto bastante significativo em diversos aspectos da vida – não menos importante na fotografia.
Embora a fotografia digital seja às vezes conhecida por sua espontaneidade, os fotógrafos bem-sucedidos têm a capacidade de ficar longos períodos de frente à uma cena apenas observando, até que surge o momento ideal para conseguir o click perfeito. A paciência entra em jogo de muitas formas na fotografia:
-
- Paisagem: Existem muitos aspectos da fotografia de paisagem que exigem paciência, desde a escolha do local perfeito para fotografar até a espera pela luz ideal.
-
- Esportes: Ao fotografar um evento esportivo, talvez você imagine que a habilidade mais importante é a espontânialidade, mas logo irá perceber que as melhores fotos são aquelas que você para por um instante e pensa na foto que quer fazer. Desta forma, a cada foto você terá a oportunidade de aprimorar o enquadramento e a exposição, alcançando melhores resultados.
-
- Retratos: Retratos feitos em estúdio podem ser um pouco mais previsíveis do que retratos espontâneos, mas em ambos os casos as pessoas são seres imprevisíveis e fazer a pose certa ou capturar uma interação entre duas pessoas pode levar um tempo considerável para se acertar.
-
- Animais: Tirar fotos de animais selvagens é ainda mais imprevisível do que fotografar pessoas e serão necessários longos períodos de esperas para clica-los em seu estado selvagem, unindo em sua foto a posição certa, luz e enquadramento.
-
- Macro: Da mesma forma, tirar fotos macro geralmente não é algo espontâneo, e requer muita paciência. Especialmente quando o assunto fotografado está em movimento (insetos, por exemplo) e também quando você está fotografando na natureza – a luz muda constantemente, o vento sopra, etc…
Na maioria das vezes, o momento exato do click, em que você tira uma foto, é espontâneo, mas para chegar nesses momentos, será necessário ter paciência. É claro que paciência não é algo que você possa ensinar em um artigo como este – exceto para dizer que é uma habilidade para se trabalhar e que grandes fotógrafos geralmente reservam parte de seu tempo para aprimorar seu ofício.