Algumas pessoas podem ficar um pouco deprimidas com o cinza do concreto e os prédios altos, mas estes elementos tem muito potencial fotográfico. A Fotografia de Paisagem Urbana busca essas possibilidades nas cidades onde vivemos e trabalhamos.
– Procure e capture os contrastes entre estilos arquitetônicos, materiais de construção, cores, etc.
– As pessoas fazem parte da paisagem urbana. Mas existe uma tendência delas se tornarem o ponto focal de suas fotos. Então você precisa decidir se vai fotografar com ou sem as pessoas. Se o seu ponto focal for a arquitetura ou qualquer outro elemento, como ruas, carros, etc… considere fotografar nos finais de semana. Se as pessoas adicionarem algo à sua composição, ok. Se distraem – livre-se delas.
– As fotos de paisagem urbana parecem muitas vezes serem feitas de forma espontânea, mas em sua maioria são resultado de um bom planejamento. Um lugar pode mudar dependendo da hora do dia, seja pela inscidência da luz natural, dos letreiros luminosos ou do movimento das ruas. Então considere voltar ao mesmo local em diferentes horários para ver o que mais ele pode oferecer.
– Muitos prédios são construídos com superfícies espelhadas. Alguns efeitos muito bacanas podem ser obtidos fotografando os reflexos destes edifícios. Busque o melhor ângulo para alcançar um melhor resultado.
– As cidades mudam completamente quando a noite cai e as luzes se acendem. Experimente fotografar as luzes da cidade. No fim da tarde, quando as luzes começam a se acender e ainda há alguma luz solar, é possível fazer algumas fotos bem interessantes.
– As cidades apresentam uma grande diversidade de temas. Em um ou dois quarteirões, você pode passar de um local comercial para uma zona industrial, ou para uma área residencial. Busque um lugar que dispõe das possibilidades que cada uma dessas áreas pode te oferecer. Só tome cuidado para não parar em algum lugar perigoso.