Podemos classificar os fotógrafos em 2 categorias:
O “dedo nervoso”:
O planejamento de suas fotos se limita em ligar a câmera e produzir o máximo de fotos possíveis, sem refletir muito quanto à sua composição. O resultado, quase sempre, é uma miscelânea de fotos imprevisíveis, de onde sairão diversas fotos muito boas, mas em compensação, um monte de outras vão direto para a lixeira.
O “planejador compulsivo”:
Estes passam horas tentando te colocar na ‘posição perfeita’, para que o sol surja através da cachoeira por detrás de nós, e depois passam longos minutos olhando através da câmera, até decidirem que alcançaram o a exposição ideal, e finalmente… “click”. E você acha que acabou? A primeira foto foi só um teste. Só que agora o sol se moveu, o brilho da cachoeira mudou, então começa tudo de novo.
Apesar de casos extremos, grandes fotógrafos tiram o melhor proveito deste dois mundos. Encontre seu meio termo, entre produzir diversas fotos espontâneas, como o nosso “dedo nervoso”, e também pare pra pensar antes de fotografar, alcançando melhores resultados. Divirta-se, faça um monte de fotos, mas antes, dedique um tempo para avaliar suas opções, antes de entrar no modo “dedo nervoso”.
- Qual é o tema da foto?
- Há mais de um ponto de interesse? Devo capturá-los individualmente?
- O que está acontecendo no plano de fundo?
- Qual é a minha condição de luz?
- Tem mais gente tirando fotos aqui? De quais ângulos? Faço igual ou busco algo diferente?
- O ponto de interesse está em movimento ou parado?
Estes são alguns pontos de partida para te ajudar a tomar decisões inteligentes. Pode parecer muita coisa pra pensar, mas com o tempo isso se torna instintivo. Em um jogo de futebol, você só tem uma fração de segundo para fazer a foto, mas se antes de começar o evento, você tiver se preparado, definindo sua exposição, velocidade, ISO, etc… com certeza você alcançará excelentes resultados.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como planejar sua composição fotográfica, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).