Planos de fundo podem ajudar ou atrapalhar sua foto. Uma árvores atrás de alguém, pode dar a impressão de estar saindo de sua cabeça. Ou um fundo muito poluído deixa sua foto confusa.
Verifique seu plano de fundo:
Verifique seu plano de fundo antes de fotografar. Se movimentar um pouco para um lado ou para o outro pode evitar o excesso de informação, reflexos indesejados, etc.
Ajuste seu quadro:
Pedir para o fotografado dar um passo pra o lado às vezes já resolve, ou mover/remover um objeto.
Mude o ângulo:
Trabalhe sua ‘verticalidade’, gire em torno do objeto. Fotografando de baixo pra cima você pode usar o céu como fundo. De cima pra baixo, o chão.
Desfoque os fundos:
Isso pode salvar sua foto. No celular, clique onde quer que a câmera foque, desfocando o fundo. Para um melhor resultado, o ponto de interesse precisa estar distante do fundo. Nas câmeras, habilite o modo (AP) e fotografe em diferentes aberturas. Comece come f/20 e vai descendo – um parâmtro por vez. A partir do f/4, o fundo fica cada vez mais borrado. Seja na câmera ou usando pequenas lentes pra celular, uma teleobjetiva também pode dar uma maior profundidade de campo.
Espaços abertos:
Enquanto uma parede fica muito próxima de seu ponto de interesse, no espaço aberto os outros elementos estão a perder de vista. Quanto maior a distância entre seu ponto de interesse e o fundo, maior o desfoque.
Enquadramento:
Outro jeito é preencher seu quadro com seu ponto de interesse, removendo assim as distrações.
Crie um plano de fundo:
Compre um fundo de estúdio, monte um cenário, ou fotografe em um fundo chroma key e trabalhe o fundo digitalmente. Cartolinas e panos também ajudam a eliminar fundos ruins ao fotografar em locações externas.
Catalogue cenários:
Observe os fundos ao seu redor pra usá-los em fotos futuras, desde os mais simples, sem distrações, aos que podem adicionar personalidade às suas fotos. Anote seus locais favoritos.
Agora que você sabe um pouco mais sobre os planos de fundo, faça algumas fotos e nos mostre aqui nos comentários ;).