As técnicas de fotografia mais simples produzem os melhores resultados. E a mais simples e importante de todas: Preencha seu quadro.
Às vezes, as pessoas tiram fotos tão distantes, você precisa apertar os olhos para identificar o que foi fotografado.
Embora os espaços vazios possam ser bem utilizados, é muito mais provável que você impressione com suas fotos se elas forem preenchidas de forma mais interessante.
Essa técnica é muito importante ao tirar fotos de pessoas, onde suas expressões faciais são melhor observadas em close. Jogadores de tênis são famosos por suas caras e bocas durante uma partida, veja a diferença entre a primeira foto e as duas seguintes.
Embora seja importante fazer fotos contextualizando uma pessoa com o ambiente em seu entorno, de nada adianta se elas ficarem perdidas na cena. Os cliques ganham mais vida com músculos ondulantes, caretas e até suor pulverizando dos jogadores quando eles batem nas bolas. Dito isto, preencher o seu quadro é importante ao fotografar pessoas.
Também é uma técnica muito eficaz ao fotografar “coisas” ou cenas. Vejam os exemplos nas fotos 4 e 5, colocando o assunto em primeiro plano.
Então, como você preenche seu quadro?
Você tem basicamente três opções:
-
- Use o seu zoom óptico: A maioria das câmeras digitais e muitos celulares tem a disponibilidade do zoom óptico. Use-o.
-
- Use suas pernas: A maioria dos fotógrafos tem um zoom embutido de fábrica – as suas pernas. Não confie apenas no zoom de suas câmeras, posicione-se de maneira eficaz para tirar fotos melhores.
-
- Cortar suas fotos: Outra opção é “aumentar o zoom” manualmente em casa depois de tirar as fotos, em um software de edição. Essa é uma opção útil, mas é preferível usar uma das duas primeiras opções, porque cortar fotos mais tarde significa que, se você quiser uma imagem em alta definição, verá que ela fica mais ‘pixelada’. Essa é uma boa opção se você estiver apenas aparando as fotos, mas qualquer corte importante resultará em perda de qualidade da sua imagem.