A Regra dos Terços é talvez a ‘regra’ mais conhecida da composição fotográfica. É uma das primeiras coisas que os fotógrafos iniciantes aprendem nas aulas de fotografia, e com toda razão, pois esta regra faz toda a diferença. A Regra dos Terços ajuda a criar fotos bem equilibradas e muito mais interessantes. O princípio básico por trás desta regra é dividir uma imagem em terços imaginários (horizontal e verticalmente) para obter 9 partes. Conforme pode ser observado na 1ª foto.
Com essa grade em mente, a Regra dos Terços agora identifica quatro pontos de interesse para enquadrar sua foto, e também fornece quatro linhas que são posições úteis para os elementos de sua foto. Veja na 2ª foto.
Se você colocar pontos de interesse nas interseções ou ao longo das linhas, sua foto ficará mais equilibrada, tornando a interação com ela mais natural. Nossos olhos costumam ir para um dos pontos de interseção, e não para o centro da foto – usar a Regra dos Terços trabalha com essa maneira natural de visualizar uma imagem.
Veja o exemplo da 3ª foto, do pai da noiva, onde a cabeça dele está em um dos pontos de interseção – especialmente os olhos dele, que são um ponto de foco natural em um retrato. A gravata e a flor também ocupam um segundo ponto de interesse.
Na 4ª foto, a moça está ao longo de uma linha, posicionada consideravelmente fora do centro, criando um ponto de interesse adicional. Colocá-la no centro do quadro poderia gerar um resultado estranho.
Uma boa técnica para fotos de paisagem é posicionar os horizontes ao longo de uma das linhas horizontais, como na 5ª foto.
O uso da regra dos terços é automático para alguns fotógrafos, mas para muitos de nós leva um pouco mais de tempo e prática para que se torne mais natural. Ao aprender a usar esta regra, as perguntas mais importantes a serem feitas são:
Quais são os pontos de interesse nesta foto?
Onde eu estou colocando eles?
Todas as regras podem ser quebradas, mas deve-se sempre aprendê-la primeiro para garantir que esta ‘quebra’ seja ainda mais eficaz!
Então é errado eu centralizar uma pessoa na foto?
Oi José. Na verdade, o conceito de certo e errado é muito relativo. Depende do objetivo de sua foto. Em fotos espontâneas, seguir a regra dos terços (agregada a outras regras de enquadramento) pode dar uma sensação de movimento e fluidez. Mas talvez para uma foto de currículo, redes sociais, com formatos mais quadrados, talvez seja uma opção fazer esta avaliação. Experimente as diversas formas e analise a que conversa mais com você.