Você já percebeu como algumas fotos em preto e branco se destacam?
Para fazer uma boa foto em preto e branco você deve buscar uma boa textura. A textura nada mais é que a superfície do tema fotografado, que deve ser realçado quando representado por uma escala de cinza. Certas texturas, como alguns elementos naturais, respondem bem ao preto e branco. Texturas de madeira, metal e padrões repetidos na natureza, como ondas ou espirais, além da pele humana, com suas nuances e marcas de expressão.
Tente manter alguma simetria em sua textura. É mais fácil alcançar resultados incríveis em preto e branco quando você enquadra com alguma simetria.
É importante entender que a escala de cinza não é apenas a ausência de cor. Para dominar a fotografia em preto e branco, você deve compreender seu conceito:
A escala de cinza é um espectro de preto, branco e diversos tons de cinza, como as cores de um arco-íris, mas em uma série de tons de preto e branco e cinza, em intensidades diferentes. Você vê que uma foto em preto e branco não é realmente apenas em preto e branco; são, na verdade, muitos tons e profundidades de cinzas diferentes. Portanto, quando falamos sobre escala de cinza, isso significa apenas a maneira como medimos os tons de cinza. Incluído na escala de cinza está, obviamente, o preto e o branco.
Para entender melhor, você pode começar fotografando temas com cores de alto contraste. Cores fortes, como vermelho, roxo e amarelo podem ser um bom ponto de partida. Experimente fotografar algum jardim ou floricultura, com flores de cores fortes diversas.
Você verá que uma foto preto e branca não é apenas uma foto ‘sem cor’. É muito mais profundo do que isso. Uma boa foto preto e branca pode adicionar um tom muito mais dramático às suas fotos.