Música e Fotografia – como elas se relacionam?
Persistência, experimentação, refinamento e interpretação são algumas das qualidades que levam os músicos e fotógrafos a melhorar sua arte. Fazer música e fotografar estão profundamente integrados.
Um fotógrafo e um músico transformam sua matéria-prima e infundem nela sua própria interpretação pessoal e individualidade. A música tem tanto a ver com “fazer” quanto com “ouvir”. É literalmente prático – tátil e tudo consome. É um processo muito envolvente.
Um músico fica feliz em estudar por horas, refinando sua música. É uma fonte de muita satisfação superar os desafios técnicos para conseguir tirar o melhor. Na fotografia é igual. O fotógrafo gosta da experiência de fazer a foto. A sensação da câmera em sua mão, seu peso, a alça em volta do pescoço, a câmera em seus olhos, se mover em torno de um objeto, explorar seu potencial e descobrir os melhores meios de fotografá-lo.
O fotógrafo pode passar horas nesta busca. É um exercício muito pessoal e íntimo e contém essa grande sensação de satisfação quando consegue a foto que tanto deseja.
Na música e na fotografia existe um prazer inerente no processo e no produto final. A formação musical ensina o valor da paciência, persistência e determinação – qualidades que os fotógrafos também precisam.
Ensina o valor da experimentação, a flexibilidade de abordagem e a valorização do processo de aprendizagem. Uma boa performance musical requer horas de trabalho; fotografia é igual. Trabalha-se muito para criar as fotos.
Veja este exemplo: A fotógrafa abstrata, Jane Trotter, criou a foto ‘Golden Spirals’ virando uma fruteira de cabeça para baixo.
No início, suas primeiras tentativas produziram resultados bastante frustrantes. Mas aprendeu com seus erros, refinando sua abordagem e, finalmente, criou algo fascinante.
Uma das belezas da música e da fotografia é que não existe um limite de conhecimento aonde se pode chegar. Você nunca para de aprender. Estar aberto a novas possibilidades de interpretação oferece um desafio nos dois campos de atuação e sustenta nosso espírito criativo.
Música: November Rain – Guns & Roses