1. Quando fotografar
Muitos fotógrafos preferem fotografar em preto e branco em situações de baixo contraste, mas um dia escuro ou nublado também pode te trazer excelentes resultados ao ar livre. Muitas vezes, em dias como esses, o fotógrafo fica em casa reclamando da ‘luz fraca’. Então, da próxima vez que você se deparar com um dia escuro e sombrio – tire algumas fotos em PB.
2. Composição
A maioria das dicas sobre como compor ou enquadrar uma boa foto se aplica tão bem à fotografia em PB quanto em cores – a principal diferença é que você não pode usar a cor para direcionar o olhar para um ponto específico de sua foto. Isso significa que você precisa ter uma atenção extra ao perceber as formas, tons e texturas no seu enquadramento. Perceba também as sombras e realces que se tornarão uma característica importante da sua foto.
3. Fotografe em cores
Fotografe em cores e faça a conversão para PB depois em seu computador ou celular. Embora a maioria das câmeras digitais ofereça a opção de fotografar em PB, você tem mais controle sobre os resultados finais se tiver as informações das cores para trabalhar na pós produção, além de poder optar em deixar uma parte da foto colorida, dando um efeito muito bacana. Sem contar que você sempre pode transformar uma foto coloriada em PB com poucos cliques, mas a recíproca não é verdadeira.
4. ISO baixo
Fotografe com o ISO mais baixo possível. O ruído criado pelo ISO pode se tornar ainda mais óbvio nas fotos PB. Se você busca esse ruído (granulação), você pode adicioná-lo mais tarde na pós-produção, mas eliminar um ruído é bem mais difícil.
5. Fotografe em RAW
RAW é um formato de imagem específico presente em câmeras profissionais e semi profissionais. Este formato fornece mais controle na pós-produção durante a conversão de suas imagens coloridas em PB.