ISO é uma das configurações mais importantes da câmera, usada para tirar uma foto bem exposta, em locais com pouca iluminação. Normalmente esta configuração estará disponível nas câmeras digitais, mas alguns celulares já contem esta opção.
O ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número do ISO, menos sensível sua câmera é à luz e menos granulada fica. Número de ISO mais alto significa que sua câmera se torna mais sensível à luz, permitindo que você faça fotos em lugares mais escuros. Mas quanto maior seu ISO, mais granulada a foto, porém as câmeras mais modernas conseguem usar elevados valores de ISO e ainda preservar bastante a qualidade da foto.
Muitas pessoas mantém suas câmeras digitais no ‘Modo Automático’, onde a câmera seleciona a configuração ISO de acordo com a situação de cada foto. A câmera tentará manter o ISO o mais baixo possível. A maioria das câmeras oferece a opção de selecionar o valor do ISO manualmente.
Quando você escolhe um ISO específico, você notará que isso afetará na abertura e na velocidade do obturador necessárias para fazer uma foto bem exposta/iluminada. Se você aumentar seu ISO de 100 para 400, notará que pode fotografar em velocidades mais altas e aberturas menores.
Se houver bastante luz e você busca fazer uma foto sem ruído, use um ISO mais baixo. Agora, se estiver escuro, ou se você quer granulação na sua foto, ou o tema principal está em movimento, considere aumentar o ISO, isso permitirá fotografar com uma velocidade de obturador mais rápida e ainda assim manter suas fotos mais claras, bem expostas.
Experimente diferentes configurações e como elas afetam suas fotos. Faça fotos combinando a abertura e a velocidade do obturador com valores diferentes de ISO. Estes 3 elementos fazem parte do triângulo de exposição.